Sou vizinho da fábrica e
quero receber informações.
A
AOX

AOX significa "Compostos orgânicos halogenados absorvíveis" expresso como cloreto, e determinado de acordo com o método padrão europeu. Em suma trata-se para o setor de celulose uma medida indireta de estimar a presença de organoclorados no efluente. O valor internacionalmente aceito para efluentes de celulose e papel é < 0,25 kg de AOX por tonelada de celulose. No nosso caso a Licença tem um padrão máximo bem mais conservador que a referência internacional.

C
Coliformes termotolerantes

Coliformes fecais ou termotolerantes são bactérias encontradas normalmente no intestino de homens e animais. Quando encontramos esse tipo de bactéria em amostras de água, por exemplo, é um grande indicativo de que essa água foi contaminada por fezes e esgoto. Sendo assim, os coliformes termotolerantes, mais especificamente a E. coli, é utilizada para avaliar a qualidade da água e indicar a contaminação por fezes. Essa avaliação é importante, pois permite a prevenção de doenças que são transmitidas pelas fezes, como algumas verminoses.

CO

Monóxido de Carbono é um gás gerado pela combustão incompleta de combustíveis. As fontes têm as queimas controladas com ar para atender aos padrões de emissão de CO definidos na Licença de Operação.

Cor

É uma avaliação da contribuição e cor no lago, se no local de lançamento é criada uma mancha ou alteração na cor do Lago Guaíba.

D
DBO5

A Demanda Bioquímica de Oxigênio é a forma de avaliar a parcela biodegradável dos compostos orgânicos presentes no efluente. A DBO retrata, de uma forma indireta, o teor de matéria orgânica nos esgotos sanitários, efluentes industriais ou no corpo d'água, constituindo-se, portanto, uma indicação do potencial do consumo do oxigênio dissolvido presente no corpo hídrico vital à vida aquática.

DQO

Demanda Química de Oxigênio é uma das formas mais expressivas para determinação do grau de poluição da água. Esta análise reflete a quantidade total de componentes químicos que consumirão oxigênio da água (seja carbono ou hidrogênio de hidrocarbonetos, nitrogênio (de proteínas, por exemplo), ou enxofre e fósforo de detergentes).

E
ERT

Enxofre Reduzido Total, é uma forma de medição de todos os compostos químicos gasosos que tem odor nas emissões (mercaptanas, Sulfeto de Hidrogênio).

Espumas

É uma avaliação visual da presença de espumas no efluente.

F
Fenóis

São compostos químicos orgânicos presentes em carvão e vegetais. Tem características antissépticas e bactericidas. Os fenóis nas plantas em geral são as responsáveis por odores e sabores (exemplo Baunilha). Está presente nos efluentes de produtos de origem vegetal.

Fósforo Total

O fósforo é um composto químico que faz parte de reações bioquímicas e está presente na madeira e nos efluentes. É um nutriente para vida em mananciais e pode enriquecer estes corpos d’água, desencadeando a floração de grupos de algas tóxicos. A sua remoção nos efluente é grande importância para qualidade das águas.

M
Materiais flutuantes

São flocos de agregados de materiais presentes no efluente que não sedimentam nem se misturam. Material sólido grosseiro.

Mercúrio

O Mercúrio é um metal naturalmente encontrado na crosta terrestre, ocorrendo no ar, no solo e na água. Porém, em excesso, tem impacto na cadeia alimentar aquática. É controlado e monitorado para garantir níveis traços de presença deste elemento nos efluentes.

N
Nitrogênio Total Kjeldahl

O Nitrogênio, assim como o fósforo, também é um nutriente, podendo ajudar no processo de floração de algas em águas.

NO2

Oxido nitrico, é um gás formado formado na queima pela presença do nitrogenio do ar que forma o Oxido nitroso.

NOX

São todos os óxidos de nitrogênio (NO2, NO, N2O)

O
Odor

Cheiro perceptível no efluente.

Óleos e Graxas Minerais

São as substâncias de origem oleosa, como óleos hidráulicos, diesel, lubrificantes, etc. Em excesso geram problemas na vida aquática.

P
pH

Escala de acidez ou alcalinidade na água. Os valores para efluentes devem ficar entre 6 e 9.

S
Sólidos Sedimentáveis

São sólidos mais grosseiros que sedimentam e vão para o fundo de um corpo hídrico.

Sólidos Suspensos Totais

São sólidos finos que ficam em suspensão.

Subst. Tensoativas

São produtos como detergentes, sabões, etc. Em excesso podem provocar presença de espumas e afetar a vida aquática.

Sulfeto Total

É uma forma de enxofre solúvel em água. Em excesso pode afetar a vida aquática.

T
Temperatura

Medição da temperatura do efluente tratado. Valores muito altos afetam a quantidade de oxigênio disponível na água. Deve ser no máximo 40°C.